Crimes de extorsão no Rio de Janeiro cresceram 42% em 2023, aponta pesquisa
Números são os maiores dos últimos 20 anos
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O número absoluto de práticas de extorsão no Rio de Janeiro teve a maior alta em 2023 desde o início da série histórica há 20 anos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 3.264 notificações, crescimento de 42% em relação ao ano anterior.
De acordo com a Polícia Civil, o crescimento se dá, principalmente, por conta da exploração dos territórios por organizações criminosas, como as milícias e facções do tráfico de drogas. Há ainda casos em que pessoas mal intencionadas fingem ser membros dessas quadrilhas para conseguir vantagem financeira.
As regiões que registraram as maiores altas compreendem Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo e Senador Vasconcelos. Juntas, as localidades apresentaram um aumento de cerca de 25%, saindo de 95 casos, em 2022, para 119, no ano passado.
Segundo o levantamento, além de moradores e comerciantes, empresas também costumam ser alvos dessa prática.
A Polícia Civil afirmou ainda que "todos os casos comunicados são investigados pelas delegacias distritais, bem como pela Draco e pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). As equipes trocam informações, realizam trabalho de inteligência e fazem diligências para identificar e prender os envolvidos".