Cristiano Zanin é eleito presidente da Primeira Turma do STF por unanimidade
Magistrado, que ingressou na Corte em 2023, dará continuidade ao trabalho de Moraes
Foto: Gustavo Moreno/STF
O ministro Cristiano Zanin foi eleito na terça-feira (10), por unanimidade, como presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado, que ingressou na Corte em agosto de 2023, se comprometeu a dar continuidade ao trabalho do ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o grupo no último ano.
O sistema de rodízio de presidentes está previsto no Regimento Interno do STF. Cada Turma é presidida pelo ministro mais antigo no grupo dentre os membros que ainda não tenham ocupado o posto.
O mandato dura um ano, sem possibilidade de recondução até que todos os membros tenham presidido o grupo. A composição atual da Primeira Turma inclui Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A Segunda Turma é formada por Edson Fachin (presidente), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.
A divisão do STF em duas turmas tem como objetivo desafogar o plenário, que é formado pelos 11 ministros. Esse formato dá rapidez à análise dos casos, pois os integrantes se reúnem três vezes na semana para o julgamento de processos. O ministro Luís Roberto Barroso não está em nenhuma das turmas por ser o presidente do STF.