• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cristo Redentor será iluminado na cor azul para comemorar Dia Nacional da Amazônia Azul

Cristo Redentor será iluminado na cor azul para comemorar Dia Nacional da Amazônia Azul

Medida tem objetivo de conscientizar a sociedade para a importância do mar

Por Da Redação
Ás

Cristo Redentor será iluminado na cor azul para comemorar Dia Nacional da Amazônia Azul

Foto: Divulgação

O monumento do Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, será iluminado na cor azul nesta segunda-feira (19), para comemorar o Dia Nacional da Amazônia Azul. A data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994, e tem como principal objetivo conscientizar a sociedade brasileira para a importância do mar.

“Mais uma grande iluminação pela conscientização do povo brasileiro, desta vez sobre a importância de seu território marítimo, em união com a Marinha do Brasil”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

As águas jurisdicionais brasileiras, que correspondem a 5,7 milhões de km2 e os 60.000 km de extensão de nossas hidrovias, constituem uma imensa área valiosa em recursos naturais e importante, do ponto de vista ambiental e estratégico. De acordo com a Marinha do Brasil, por esse motivo, as águas brasileiras são chamadas de “Amazônia Azul”, que contempla e integra as vertentes econômica, científica, ambiental e de soberania relacionados ao mar.

Ainda segundo a Marinha do Brasil, do mar são retirados cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Além disso, as vias fluviais possuem relevância ímpar na malha de transporte e integração nacional, permitindo que os ativos econômicos possam fluir de forma capilar e eficiente.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário