Cruz usada na primeira missa do Brasil retorna a território brasileiro para série de celebrações na Semana Santa
Item religioso chegou ao Brasil nesta segunda (14) e passará pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará, além do Distrito Federal

Foto: Divulgação/Jonathas Ventura
A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (14) para iniciar uma série de celebrações religiosas na Semana Santa pelo país.
O item religioso, que fica no Museu da Sé de Braga, localizado em Portugal, saiu em peregrinação por cidades portuguesas no sábado (12), e passou por estados como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa.
A cruz ficará no Brasil até o dia 27 de abril e passará pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará, além do Distrito Federal. Confira o cronograma para esta terça-feira (15):
Às 12h acontece a primeira celebração no país com o item, na Catedral Metropolitana de São Paulo, chamada de Catedral da Sé, em uma missa realizada pelo arcebispo metropolitano Odilo Scherer;
Às 13h, haverá uma procissão com os Arautos do Evangelho, que sairão da Catedral da Sé em direção ao Pateo do Collegio, no Centro Histórico;
Já às 15h será realizada uma cerimônia institucional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);
Às 16h, um ato ecumênico acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Por fim, às 19h, haverá visita institucional ao governo de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes.
Todo o trajeto de peregrinação da cruz original fazem parte do evento "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", realizado pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituo Redemptor.
Confira a programação da cruz para os próximos dias:
-16 de abril: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá – SP
-17 de abril: Rio de Janeiro e Petrópolis – RJ
-18 de abril: Porto Alegre – RS
-19 de abril: Maricá e Rio de Janeiro – RJ
-20 de abril: Rio de Janeiro – RJ
-21 de abril: Brasília – DF,
-22 de abril: Brasília – DF
-23 de abril: Brasília e Belém – DF e PA
-24 de abril: Belém – PA
-25 de abril: Salvador - BA
-26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA (Culminando com a celebração dos 525 anos da primeira missa no país)
-27 de abril: Porto Seguro – BA, Brasil, e Retorno a Braga, Portugal