Cúpula da Amazônia reúne líderes de 15 países em busca de cooperação no combate às mudanças climáticas e ao crime organizado
Encontro em Belém visa promover acordos de cooperação entre as nações e estratégias de segurança para a região
Foto: TV Brasil/Agência Brasil
A cúpula da Amazônia reunirá representantes de 15 países na próxima semana, em Belém. O foco do encontro é na cooperação entre as nações para combater as mudanças climáticas. O evento também trará reivindicações para o enfrentamento do crime organizado na região.
O documento a ser lido na reunião deve ser extenso e diferente das cúpulas anteriores, a declaração buscará ser substancial e conterá demandas pela produção de acordos de cooperação entre os países. Além disso, destacará a importância de estratégias de segurança e combate ao crime organizado, que, de acordo com especialistas, está mais fortalecido do que antes.
Para Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima, o encontro representa um passo importante no posicionamento das lideranças na diplomacia ambiental. Ele destaca o engajamento do Brasil e da Colômbia, que têm atraído investimentos estrangeiros devido ao enfoque na solução da crise climática.
Um dos objetivos do Brasil é inserir a linguagem de "desmatamento zero" no texto da declaração, além de incentivar a colaboração científica, estabelecendo uma espécie de IPCC da Amazônia.
O encontro da cúpula da Amazônia faz parte de uma estratégia maior do Brasil, que inclui a participação no G20 no próximo ano e na COP30, em 2025. O governo brasileiro busca consolidar sua posição como liderança no campo ambiental.