Cúpula do Mercosul: Brasil assume comando do bloco nesta semana
Dentre os assuntos em pauta, destaca-se a reintegração da Venezuela
Foto: Agência Senado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarca nesta segunda-feira (3) para Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará da reunião da Cúpula do Mercosul. Durante o evento, o Brasil assumirá a presidência pro tempore do bloco pelos próximos seis meses. Nesse período, o governo brasileiro irá defender junto aos demais membros a necessidade de “realinhar” o processo de integração regional.
Dentre os assuntos em pauta, destaca-se a reintegração da Venezuela ao bloco. No entanto, é importante ressaltar que o Brasil reconhece que antes da aprovação da reintegração, o país vizinho precisará solucionar questões internas, como a realização de eleições transparentes e o compromisso com o respeito aos direitos humanos.
Segundo o Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998, todos os integrantes do Mercosul são obrigados a "respeitar os preceitos democráticos". O descumprimento dessa regra resultou na exclusão da Venezuela do bloco.
Com a participação do presidente Lula na Cúpula do Mercosul, espera-se fortalecer os laços entre os países membros, promover a integração regional e avançar na busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados na América do Sul.