‘Daqui a pouco vão falar que tenho que me trocar’, diz Lula ao ironizar suposta reforma ministerial
Para atender desejo do centrão, petista deve fazer alterações nos ministérios
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou nesta sexta-feira (14), em publicação nas redes sociais, os rumores de reforma ministerial em seu governo. Embora tenha negado publicamente que planeja realizar novas modificações, o petista afirmou que partidos interessados em integrar o governo federal podem ganhar espaço nos próximos meses.
“Estamos num período de recesso do Congresso, então todos os dias eu leio notícias sobre troca de ministros nos jornais. Daqui a pouco vão falar que eu tenho que me trocar”, escreveu Lula no Twitter.
Caso ocorram novas alterações, elas atenderão a um pedido do centrão. Com a base enfraquecida no Congresso Nacional, Lula precisou articular com partidos para obter o apoio necessário e aprovar a reforma tributária na Câmara dos Deputados.
Na última segunda-feira (10), o presidente discutiu o assunto com ministros responsáveis pela articulação política com o Congresso Nacional e planeja efetivar as mudanças após o término do recesso legislativo.
Além da troca no Ministério do Turismo, Lula analisa os pedidos do centrão para fazer alterações no Ministério dos Esportes e no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Troca no governo
O governo Lula já teve duas alterações nos chefes dos ministérios, o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias pediu demissão após vídeos do dia 8 de janeiro. Daniela Waguinho foi substituída pelo deputado Celso Sabino no Ministério do Turismo, a troca foi oficializada nesta quinta-feira, 13, pelo presidente Lula.