• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Das 50 melhores notas do ENEM, 46 são de alunos da rede privada de ensino, aponta levantamento
Brasil

Das 50 melhores notas do ENEM, 46 são de alunos da rede privada de ensino, aponta levantamento

Diferença entre as notas das escolas públicas e privadas no Enem foi a menor em oito anos

Por Da Redação
Ás

Das 50 melhores notas do ENEM, 46 são de alunos da rede privada de ensino, aponta levantamento

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, das 50 escolas com maiores notas do Enem, 46 são de alunos da rede privada de ensino. Os dados foram divulgados na segunda-feira (16), pelo O GLOBO.

De acordo com o levantamento, a primeira colocação geral ficou com o colégio Farias Brito, do Ceará. Essa é uma das cinco unidades da instituição em Fortaleza. 

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a escola pública mais bem posicionada (20º lugar). Excluindo as escolas que escolhem seus estudantes, a pública com a melhor nota no Enem fica em Ipatinga, Minas Gerais, e está na posição 1.444 do ranking geral.

Entre as 50 escolas públicas com as maiores notas, todas possuem algum tipo de critério de seleção para admitir os melhores estudantes interessados em uma vaga. Entre essas escolas, há uma unidade militar, duas são ligadas a universidades federais e uma está associada a uma universidade estadual.

Diferença entre redes

Em 2022, a diferença entre as notas das escolas públicas e privadas no Enem foi de 67 pontos na prova objetiva, o menor valor em oito anos. Já na redação, essa diferença é quase três vezes maior, com 182 pontos separando os estudantes das duas redes. A maior disparidade ocorreu em 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.