• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito cidades do Nordeste
Brasil

Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito cidades do Nordeste

Status foi concedido a municípios afetados por chuvas intensas, estiagem ou seca

Por Da Redação
Ás

Defesa Civil reconhece situação de emergência em oito cidades do Nordeste

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (18), situação de emergência em oito cidades do Nordeste atingidas por desastres naturais.

A maior parte dos municípios enfrenta estiagem: Apodi, Doutor Severiano, Francisco Dantas e Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte, e Rafael Jambeiro, na Bahia.

Ainda no Rio Grande do Norte, São Francisco do Oeste registra seca, que é um período sem chuvas mais prolongado do que a estiagem. Por fim, Fátima, na Bahia, registrou chuvas intensas.

Solicitar recursos federais

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.