Defesa de Bolsonaro diz que vai enviar esclarecimentos sobre estadia na embaixada da Hungria ao STF
Explicações serão apresentadas eletronicamente
Foto: Reprodução/GloboNews
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (27), que vai apresentar esclarecimentos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre sua estadia do ex-presidente na embaixada da Hungria, em fevereiro. O ministro havia estipulado um prazo de dois dias para que os advogados explicitem os motivos da visita.
O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, publicou na rede social X, que devido ao recesso no Supremo Tribunal, as explicações serão enviadas eletronicamente. No entanto, reafirmou o interesse da defesa em uma reunião presencial com Moraes.
Em cumprimento ao despacho do Ministro Alexandre de Moraes, tendo em vista o recesso da Suprema Corte na data de hoje, a defesa do Presidente @jairbolsonaro protocolará por meio eletrônico a petição sobre os esclarecimentos relativos à ida do Presidente à Embaixada da Hungria.…
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) March 27, 2024
A presença de Bolsonaro na embaixada da Hungria em Brasília veio à tona após reportagem do jornal "The New York Times", que sugeria que ele teria buscado asilo político. Isso ocorreu dias após a Polícia Federal realizar buscas em locais relacionados a seus aliados.
Os investigadores buscam esclarecer as circunstâncias da estadia de Bolsonaro na embaixada. Por ser um local protegido por convenções internacionais, ele não poderia ser preso lá, mesmo diante das investigações em curso contra ele.
Após o ocorrido, o Itamaraty convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, que se esquivou de muitas perguntas, conforme relato da colunista do GLOBO Bela Megale.