Economia

Deflação esconde alta dos alimentos em julho, diz levantamento

No mês, a inflação oficial teve uma queda de 0,68%, menor resultado da série histórica

Por Da Redação
Ás

Deflação esconde alta dos alimentos em julho, diz levantamento

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A inflação oficial registrou uma queda de 0,68% em julho, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980, conforme dados divulgados na terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da variação negativa, o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) verificou uma alta de 10,07% no acumulado dos últimos 12 meses.

Além disso, o declínio de julho foi provocado pela redução de impostos incidentes sobre produtos como combustíveis e energia. Sendo assim, não garante que os alimentos e outros itens continuem em alta.

"Essa deflação mostra que a queda de itens com muito peso no IPCA puxa todo o índice para baixo e reflete que o índice no negativo não necessariamente significa que os preços de forma geral estão caindo", afirma Tatiana Nogueira, economista da XP Investimentos.

Como explicou Rodrigo Sodré, economista e sócio da BRA, mesmo com um resultado positivo na safra, os preços dos alimentos ainda seguem pressionados e, principalmente, o segmento de serviços, disse ao Estadão.

Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que a faixa da população que recebe até três salários mínimos (R$ 3.636) não consegue aproveitar da queda desses preços, já que os produtos mais consumidos carregam um peso maior no custo de vida dessas famílias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário