Delegação brasileira boicota discurso de Netanyahu na ONU
Representante brasileiro deixou o plenário antes da fala do premiê israelense, e voltou após o encerramento
Foto: Reprodução/ONU
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva boicotou o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta sexta-feira (27). Os representantes do Brasil deixaram o plenário antes da fala de Netanyahu em protesto contra a guerra entre Israel e Hamas, que resultou na morte de mais de 41 mil pessoas na Faixa de Gaza.
A apresentação de Netanyahu foi a única que os representantes brasileiros na Assembleia Geral não assistiram. A delegação retornou ao final do discurso do israelense para acompanhar a fala da primeira-ministra de Barbados.
Lula vem criticando a postura do premiê em relação ao conflito, descrevendo-o como extremista e insensível às dificuldades enfrentadas pelo povo palestino. O presidente já classificou a situação em Gaza como genocídio.
Em resposta, o chanceler israelense declarou que Lula seria considerado persona non grata em Israel até que se retratasse de suas afirmações. Como consequência das tensões diplomáticas, o Brasil decidiu retirar seu embaixador de Israel, resultando na ausência de um representante brasileiro no país.