Dengue: entenda por que crianças e adolescentes são prioridade na vacinação
País deve registrar 4,2 milhões casos da doença só em 2024
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
O Ministério da Saúde afirmou que a prioridade para a vacinação contra a dengue será crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com todas as faixas etárias tendo as mesmas chances de pegar a doença, que se alastra por todo o Brasil, essa população tem alguns fatores de risco maiores.
De acordo com informações da revista Veja, o primeiro deles é o fato de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos serem o público com maior número de hospitalizações. Outro motivo é que a vacina QDenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharmaceuticals, demonstrou melhor eficácia nesse público.
“Os estudos se concentraram em crianças e adolescentes, que tiveram melhor desempenho. Além disso, existe a questão da maior adesão já que os jovens dessa idade precisam procurar o serviço de saúde para fazer outras vacinas como a HPV e meningite”, explicou o infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, em entrevista à revista.
O Ministério da Saúde prevê 4,2 milhões de casos de dengue só em 2024 no país. No final de janeiro, o Brasil recebeu a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).