Deputado apresenta PL para que 'Dia Nacional do Patriota' seja comemorado no aniversário de Bolsonaro
Texto do projeto tem trechos retirados da proposta aprovada em Porto Alegra (RS)
Foto: Reprodução / Facebook
O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) apresentou um projeto de lei (PL) que propõe a criação do Dia Nacional do Patriota e que seja comemorado na data de aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto apresentado pelo parlamentar contém trechos do PL aprovado na Câmara dos Deputados de Porto Alegre (RS).
A lei aprovada na capital gaúcha, marcava o Dia Municipal do Patriota em 8 de janeiro, data em que houve as invasões os prédios dos Três Poderes em Brasília. Na segunda-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ordenou a revogação da lei. No dia seguinte, Barroso apresentou o texto e propôs a data pa 21 de março. Ele não justificou a escolha da data.
Além disso, o parlamentar afirmou que o patriotismo está “desgastado” no Brasil e o respeito à bandeira e ao hino nacional estão “banalizados”.
Adilson Barroso foi presidente do Patriotas e foi destituído do cargo sob acusação de “violações ético-estatutárias”. Ele foi investigado pela legenda, suspeito de ter alterado a ilegalmente o estatuto para atrair Bolsonaro para o partido, em 2019.