Deputado Hugo Motta enfrenta resistência de bolsonaristas para suceder Lira na Câmara, diz coluna
Líder do Republicanos deve ser anunciado como candidato do presidente da Casa
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, não é unanimidade entre os deputados bolsonaristas para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa, segundo a coluna de Igor Gadelha no site Metrópoles.
Apesar de ter recebido a "medalha de imbrochável" de Jair Bolsonaro (PL), algumas lideranças bolsonaristas têm ressalvas em relação a Motta, tanto pela proximidade dele com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, quanto pela postura pró-governo em algumas votações.
Marcos Pereira, que até terça-feira (4) era pré-candidato à presidência da Câmara, desistiu em favor de Motta. Após a retirada, Motta procurou tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto Bolsonaro em busca de apoio.
A candidatura de Pereira, caso mantida, não teria amplo apoio dos bolsonaristas, principalmente por conta do suporte ao PL das Fake News e pela proximidade com o PT desde o início do governo Lula. Já Motta, segundo aliados de Bolsonaro, teria rejeição só pelo fato de ser do Republicanos. Apesar da resistência, os bolsonaristas esperam que Lira anuncie Hugo Motta como candidato dele nos próximos dias.