• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Deputados aprovam intervenção federal na segurança do Distrito Federal
Brasil

Deputados aprovam intervenção federal na segurança do Distrito Federal

Texto segue para apreciação do Senado e, caso também seja aprovado, terá validade até 31 de janeiro

Por Da Redação
Ás

Deputados aprovam intervenção federal na segurança do Distrito Federal

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados decidiu, nessa segunda-feira (9), pela aprovação do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que permite a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Agora, o texto segue para apreciação do Senado e, caso também seja aprovado, terá validade até o dia 31 de janeiro.

Como destacou o relator do decreto, deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA), a medida é uma defesa à democracia. “Sempre que há tentativa contra a democracia, o primeiro a ser ferido é o legislativo. E estamos aqui para dizer que não vamos nos acovardar”, afirmou.

A intervenção federal é uma medida de caráter excepcional e temporária, conforme a Constituição Federal, que afasta a autonomia do Governo do Distrito Federal. A resolução do presidente ocorreu após as manifestações em Brasília no último domingo (8).

A equipe do Governo Federal considera que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi omisso na contenção dos protestos e das depredações causadas nos prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O interventor federal será Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. De acordo com Capelli, "ninguém ficará impune".

"Estou em campo, andando no asfalto, comandando pessoalmente as forças de segurança, cumprindo a missão que recebi do presidente da República", afirmou, acrescentando que "o Estado Democrático de Direito não será emparedado".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.