Deputados da oposição protocolam impeachment do ministro Silvio Almeida
Pedido de afastamento foi encabeçado pelo deputado Rodrigo Valadares (UB-SE)
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Um pedido de impeachment do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi assinado por 41 deputados federais e será protocolado na Câmara dos Deputados durante os próximos dias.
O pedido de afastamento foi encabeçado pelo deputado Rodrigo Valadares (UB-SE) após a pasta de Almeida confirmar ter pago passagens aéreas e diárias em hotéis para Luciane Farias, conhecida como a Dama do Tráfico, participar de agendas do governo federal em Brasília.
Os parlamentares afirmam que possuem legitimidade para iniciar o processo de impeachment, pois um dos artigos que caracteriza crime de responsabilidade é "agir de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo".
Mulher de Clemilson Farias, um dos principais líderes do Comando Vermelho, Luciane participou de reuniões no Ministério dos Direitos Humanos e no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A mulher já foi condenada a 10 anos de prisão, pelos crimes de de lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa, e recorre do processo em liberdade.