• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deputados de oposição pedem suspensão do decreto de Lula que restringe circulação de armas
Política

Deputados de oposição pedem suspensão do decreto de Lula que restringe circulação de armas

Parlamentares questionam dispositivo que passa atribuições de controle do armamento à PF

Por Da Redação
Ás

Deputados de oposição pedem suspensão do decreto de Lula que restringe circulação de armas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao menos 53 deputados federais da oposição protocolaram uma proposta que prevê a suspensão do decreto 11.615/23, que foi editado na sexta-feira (21) pelo governo federal e define uma ampla restrição na circulação e acesso a armas no Brasil.

O pedido foi registrado no sistema eletrônico da Câmara no sábado (22). Os parlamentares que assinaram a proposição reclamam de um dispositivo em específico, que repassa do Exército para a Polícia Federal (PF) a fiscalização do armamento e munição dos artefatos. 

Integrantes das bancadas da Segurança Pública e Ruralista argumentam que a decisão pode ocasionar implicações operacionais e administrativas à PF porque, segundo eles, o órgão não possui estrutura para monitorar o registro e controle desse tipo de armamento.

“A manutenção do registro das armas de fogo de uso restrito no Comando do Exército é essencial para assegurar a segurança jurídica e o cumprimento adequado das normas estabelecidas pelo Estatuto do Desarmamento. Ao sustar o decreto presidencial em questão, estaremos preservando a integridade da legislação vigente e contribuindo para um sistema de registro de armas mais eficiente e seguro para toda a sociedade”, diz um trecho da representação protocolada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.