Política

Deputados federais somam 493 faltas sem justificativa neste ano, diz pesquisa

Faltas sem justificativa podem resultar em desconto no salário do parlamentar

Por Da Redação
Ás

Deputados federais somam 493 faltas sem justificativa neste ano, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz

Um levantamento do Metrópoles, baseado em dados da Casa Baixa, revela que os deputados federais somaram 493 faltas sem justificativa às sessões deliberativas da Câmara no primeiro semestre deste ano.

Esse tipo de ausência pode resultar em desconto no salário do parlamentar. Além disso, a Constituição prevê a perda do mandato para o deputado que deixar de comparecer, sem justificativa, a um terço das sessões ordinárias de cada sessão legislativa.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 2,6% no número de faltas, que foram 506 de fevereiro a julho de 2023.
Entre os parlamentares com o maior número de faltas não justificadas, destaca-se o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), com 33 ausências. O parlamentar está preso desde março deste ano em relação às investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018.

Em seguida, estão os seguintes deputados:

-Washington Quaquá (PT-RJ) – 10 faltas
-Mauricio Neves (PP-SP) – 9 faltas
-Vinicius Gurgel (PL-AP) – 8 faltas
-José Priante (MDB-PA) – 7 faltas

Durante as sessões deliberativas na Câmara dos Deputados, a presença dos parlamentares é verificada através de um sistema de registro eletrônico no início de cada sessão. Quando o sistema eletrônico não está disponível, a presença é confirmada por meio de listas de chamada nominal no Plenário.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.