Desembargador do TRE-BA garante eleições municipais 'tranquilas' em 2024
Para Moacyr Pitta, ações conjuntas da Justiça Eleitoral e da SSP asseguram pleito democrático
Foto: Farol da Bahia
Em entrevista ao Farol da Bahia nesta terça-feira (24), o desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), juiz Moacyr Pitta Lima, destacou a importância das ações integradas entre a Corte e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para garantir que as eleições municipais deste ano transcorram de forma democrática no estado.
O magistrado participou da cerimônia de apresentação da Operação Eleições 2024, conduzida pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, na manhã de hoje.
"É uma iniciativa muito importante da Secretaria de Segurança Pública informar a população sobre as ações que serão empreendidas pelas forças de segurança. O Tribunal Regional Eleitoral, nesta oportunidade, quer transmitir uma mensagem de tranquilidade para toda a população", afirmou Moacyr.
"A integração entre a Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança garantirá que as eleições transcorram da forma mais tranquila possível", completou.
>>Leia também: TJBA reconduz Moacyr Pitta Lima Filho ao cargo de desembargador do TRE-BA
Questionado sobre o número de ocorrências relacionadas a denúncias de irregularidades eleitorais, Moacyr não soube informar quantos registros a Corte recebeu. No entanto, ele garantiu que nenhum dado foi considerado fora do normal.
"Ainda não temos esse número consolidado, mas nada que transborde a normalidade de outras eleições. Até agora, nenhum registro de maior gravidade. Isso nos dá mais confiança de que todo o processo eleitoral transcorrerá da melhor forma", garantiu o desembargador.
Operação Eleições
Cerca de 34 mil policiais e bombeiros serão mobilizados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia para a Operação Eleições 2024. Além disso, a pasta ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no COI.
A estrutura reunirá representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O CICC funcionará de forma ininterrupta entre os dias 4 e 7 de outubro.
Calendário eleitoral
O primeiro turno das eleições municipais deste ano está agendado para 6 de outubro. Em caso de segundo turno, a votação ocorrerá em 27 de outubro. Na Bahia, quatro cidades podem ter segundo turno: Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Veja também>> Eleições 2024: qual é o papel dos prefeitos e vereadores?