Desemprego recua 8,5% e atinge 9,1 milhões de brasileiros, diz IBGE
Percentual de desocupados equivale a 9,1 milhões de pessoas fora da força de trabalho
Foto: Agência Brasil
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (31), mostram que o desemprego no Brasil recuou e passou a atingir 8,5% da população nos três meses finalizados em abril, o menor patamar para o período desde 2015 (8,1%). O percentual de desocupados equivale a 9,1 milhões de pessoas ainda fora da força de trabalho.
Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2023, a taxa de desocupação aparece 0,1 ponto percentual maior. Já na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, o desemprego registra queda de 2 pontos percentuais.
Apesar da estabilidade no volume de pessoas desempregadas, o contingente recuou 19,9% (menos 2,3 milhões de pessoas) na análise anual. Já o número de pessoas ocupadas, de 98 milhões, recuou 0,6% (ou menos 605 mil pessoas) na comparação com o trimestre finalizado em janeiro.
Segundo o IBGE, a queda na população ocupada foi puxada pelos resultados das atividades de serviços domésticos, que registrou retração de 3,3% (ou menos 196 mil pessoas), além dos setores de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (queda de 2,4% ou 204 mil pessoas) e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (diminuição de 1,4% ou 265 mil pessoas).