Desfile de moda do FENABA apresenta composições únicas com peças artesanais dos expositores da feira!
Com styling de Tininha Viana, os looks foram especialmente montados com peças conceituais feitas a mão por artesãos presentes no Festival
Foto: Divulgação Assessoria
Uma grande passarela de cerca de 50 metros de extensão vai abrir o caminho do desfile de moda artesanal “Fé na Bahia – Artesanias Ancestrais e Contemporâneas”, que dará o que falar amanhã (18), às 17h, no 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, que vai até domingo (19), na Arena Fonte Nova. Ao todo, serão 17 looks compostos por peças de diferentes artesãos da feira e vestidos por modelos previamente selecionados levando em conta a diversidade de corpos, etnias, faixa etária e identidade de gênero.
“O processo para escolha das peças para compor os looks passa por uma curadoria e, a partir da definição dos participantes, marcamos para conhecer os artesãos e artesãs e seus respectivos trabalhos. Na prova de roupa, acrescento acessórios como bolsas, colares, adereços de cabeça e fotografo tudo. Com esses registros, passo a referência para o cabelo e maquiagem e também para o DJ, que irá montar a trilha com o tema escolhido”, explica Tininha Viana, que assina o styling do desfile.
Com direção artística de Alice Barreto, Coordenadora Técnica de Fomento ao Artesanato – SETRE, styling de Tininha Viana e assistência de Raíza Cerqueira, o tema sugere uma reflexão sobre inclusão, fé e os saberes e fazeres manuais ancestrais que são tecnologias passadas de geração em geração.
Em meio a 235 estandes que trazem para Salvador a arte popular do artesanato de vários estados do país, rendas, bordados, tecelagem, trançado, cerâmica e diversos materiais, tecidos e modelagens vão apresentar um mosaico do que há de mais expressivo na produção artesanal brasileira.
O 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) e das Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O evento tem correalização da Pau Viola e da Associação Fábrica Cultural e patrocínios do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
SERVIÇO
1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA
Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6,7 e 8)
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço
Horário da Feira:
17/05 (sexta-feira): das 14h às 22h
18/05 (sábado): das 13h às 22h
19/05 (domingo): de 13h às 20h
Encerramento do evento: 17 e 18/05 - 23h | 19/05 - 20h30
Acesso: Ladeira da Fonte
Servidores públicos do estado terão descontos entre 5% a 15% nas compras de produtos
Estacionamento: N2 (Entrada pelo Dique) - R$ 20