• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Desmatamento global abaixo da metas de redução acordadas na COP26, aponta levantamento
Brasil

Desmatamento global abaixo da metas de redução acordadas na COP26, aponta levantamento

Índice está em 6,3% ao ano

Por Da Redação
Ás

Desmatamento global abaixo da metas de redução acordadas na COP26, aponta levantamento

Foto: Divulgação TV Brasi

Um levantamento do Forest Declaration Assessment (Avaliação da Declaração Florestal) mostra que o desmatamento global diminuiu apenas 6,3% em 2021 em comparação com a taxa de base de 2018-20. Segundo os dados do estudo independente feito anualmente por organizações da sociedade civil, a área degradada de florestas pelo mundo chegou a quase 7 milhões de hectares no ano passado, uma região equivalente ao tamanho da Irlanda.

A queda é impulsionada especialmente pelo progresso de países como a Indonésia e a Malásia. Mas é abaixo do ideal, segundo o levantamento, uma redução de 10% no desmatamento a cada ano é necessária para interromper completamente o desmatamento até 2030. 

"Vários fluxos de dados mostram que o mundo não está no rumo certo para cumprir os compromissos de proteção das florestas. Estamos nos movendo rapidamente para outra rodada de compromissos inexpressivos e florestas em extinção", avalia David Gibbs, pesquisador do Global Forest Watch e do World Resources Institute (WRI).

Brasil lidera ranking por área desmatada

No caso do Brasil, o levantamento destaca que políticas públicas efetivas para uma redução notável das taxas foram implementadas a partir de 2004, mas detalha que essas conquistas estão agora em risco.

Ainda de acordo com os dados coletados pelo Forest Assessment, o índice de desmatamento no país cresceu 3% quando comparado com a taxa de 2018/2020, ou seja, um crescimento de 76 mil hectares.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.