Dia da árvore em tempos de crise hídrica
Confira o editorial desta terça-feira (21)
Foto: Divulgação
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de Setembro e tem como principal objetivo a preservação da árvore e das florestas. Este dia foi escolhido em razão do início da primavera, que começa no dia 22 de setembro em regiões do hemisfério Sul.
As árvores contribuem para a biodiversidade, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a poluição do ar, evitam erosões, aumentam a umidade do ar, auxiliam a reduzir o calor mantendo o clima ameno, proporcionam sombra, abrigo, fornecerem flores e frutos que servem de alimento, na produção de remédios, além de ajudarem na organização do ambiente urbano, contribuindo para a beleza paisagística das nossas praças, parques, canteiros e avenidas.
Entretanto, existem pessoas que contribuem ainda mais com a destruição destas riquezas naturais. Atualmente existem muitos acontecimentos ambientais como: desmatamentos, poluição, desequilíbrio climático e desastres, o meio ambiente está cada vez mais ameaçado a declínio.
Contra isso, o Dia da Árvore é celebrado para instigar as pessoas a tomarem iniciativas que beneficiam o meio ambiente.
Algumas práticas simples podem potencializar este dia, que se pode fazer sem grandes esforços ou holofotes, tais como plantar uma árvore, conhecer algum jardim botânico, ajudar instituições que promovam a preservação da natureza e mesmo revitalizar algum espaço verde próximo de si – seu quintal ou jardim vertical do apartamento, por exemplo.
Além disso, o Brasil e o mundo passam por um momento de mudanças climáticas. Neste momento, preservar as nossas árvores torna-se uma ação imprescindível que vai além do conforto térmico. Um exemplo é a atual crise hídrica que várias cidades passam.