Primavera: oportunidade na área educacional
Confira o nosso editorial desta quarta-feira (22)
Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (22) começa a Primavera, em que dia e noite terão a mesma duração. As flores são os principais símbolos da nova estação e ela irá durar precisos 89 dias, 20 horas e 34 minutos.
Quando o Sol na constelação da Virgem cruzar o Equador Celeste - que é a projeção do Equador da Terra - nesta quarta-feira às 16h21, estará acontecendo duas estações : Primavera no hemisfério Sul e Outono no hemisfério Norte. Ambos são conhecidos como Equinócio, dia igual a noite.
O fenômeno oferece excelente oportunidade na área educacional, para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos ampliando seus conhecimentos sobre o planeta que vivemos e a importância de conhecer o mecanismo das estações do ano e suas implicações na vida das pessoas e do planeta.
Por exemplo: na antiguidade era festivamente comemorada; o símbolo da estação é a constelação de Pégaso, o cavalo alado.
Além disso, o céu da primavera apresenta constelações e objetos notáveis. Na constelação do Cisne, uma estrela dupla chamada Albireo desperta atenção pelo colorido de suas estrelas, azul safira e amarelo ouro. No alto da esfera celeste pontificam as constelações de Sagitário, Escorpião e Capricórnio.
E o Cruzeiro do Sul, na Primavera, vai se despedindo dos olhares bem como a constelação do Centauro. Já os planetas Júpiter , Vênus e Saturno podem ser bem observados desde o cair da noite nesta época do ano.