• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado nesta segunda-feira em Salvador

Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado nesta segunda-feira em Salvador

Festejos acontecem até as 19h em diversos pontos da capital baiana

Por Da Redação
Ás

Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado nesta segunda-feira em Salvador

Foto: Divulgação

Um grupo de fiéis católicos se reúne nesta segunda-feira (13), em Salvador, para celebrar o dia de Nossa Senhora de Fátima, uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que, segundo a Igreja Católica, surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal. 

Na capital baiana, os festejos ocorrem desde 6h no Santuário de Fátima, que fica no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Às 10h, uma missa com a presença do apostolado da oração, o Movimento Carismático de Assis e a ronda da solidariedade fazem parte da programação. Às 16h, acontece a missa com unção dos enfermos, seguida pelo terço dos homens, às 17h30. A comemoração é encerrada às 19h, na missa solene, presidida por Dom Hélio Pereira. 

Na igreja de Stella Maris, na orla de Salvador, os festejos acontecem desde às 6h30 com recitação do ofício de Nossa Senhora. Ao longo do dia haverá, ainda, missa pelos falecidos. Às 19h30, uma missa festiva será presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.    

Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Acupe de Brotas, a comemoração começa às 12h, com missa presidida pelo pároco Valter Ruy. Às 19h, uma missa festiva será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. 
 

Relato

A Igreja Católica afirma que em maio de 1917, o Papa Bento XV, se reuniu com fiéis e pediu em oração para que Nossa Senhora intercedesse a Primeira Guerra Mundial e trouxesse paz. A santa teria aparecido oito dias depois para três crianças, na pequena Aldeia de Fátima, local conhecido como Cova de Iria, em Portugal. Os relatos afirmam que as crianças queriam correr, mas a virgem de Fátima teria tranquilizados ao contar que ela vinha do céu.    

De acordo com relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma "Senhora mais brilhante que o Sol", e em suas mãos pendia um Rosário. A santa disse às crianças: "Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez". Conforme os católicos, as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido. Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ressaltou: "Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário