Dia do Professor: resiliência e coragem
Confira o editorial desta sexta-feira (15)
Foto: Divulgação/Pixabay
Adaptar-se a um novo modelo de ensino em um curto período de tempo é uma tarefa difícil. A pandemia de Covid-19 impôs esse desafio para os professores, que precisaram reestruturar o modelo de aprendizado e unir forças para conseguir transmitir para os alunos todo o conteúdo previsto no ano letivo.
Muitos docentes, de forma voluntária, também se dispuseram a comparecer na escola, com o apoio da equipe gestora, para entregar material didático e cadernos para esses estudantes, incluindo materiais adaptados para os alunos com necessidades especiais.
Os que não dispunham de equipamentos tecnológicos levavam conteúdo e atividades para casa, resolviam e podiam elencar as dúvidas e dificuldades para serem trabalhadas em momentos posteriores.
Manter contato com os alunos a distância também foi uma experiência desafiadora para as escolas. Foi, por certo, um esforço extra dos professores e que exigiu mobilização de toda a equipe escolar com o envio de mensagens nas redes sociais e também ligações telefônicas, já que nem todos os alunos têm acesso à internet.
Durante a pandemia, os professores também tiveram que adquirir novos conhecimentos sobre as ferramentas digitais voltadas ao ensino a distância, já que elas tornaram-se as principais mediadoras da conexão entre professor e aluno.
Neste 15 de outubro de 2021, o segundo Dia do Professor em meio a uma pandemia, num cenário que estes profissionais trabalharam – muitos ainda trabalham – longe do seu habitat (sala de aula), mostra à sociedade a resiliência e enfrentamentos desta classe que sofre em múltiplas frentes, da financeira à condições mínimas para exercer seu ofício, mas que persistem e se adaptam às demandas do momento.