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Dia Internacional da Superdotação é celebrado nesta terça-feira

Mais de 24 mil crianças no Brasil apresentam alta habilidade

Por Da Redação
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Dia Internacional da Superdotação é celebrado nesta terça-feira

Foto: Getty Images

O Dia Internacional da Superdotação é celebrado nesta terça-feira (10). Essa data homenageia estudantes que têm habilidades diferentes e, por esse motivo, se destacam entre os demais. Pensamento rápido e apurado, vocabulário amplo, talento para resolver equações, criatividade extrema, raciocínio avançado, foco e atenção preciosos e alta sensibilidade são exemplos de características desses estudantes. 

Além disso, as habilidades também incluem aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que essas pessoas apresentam tais características sem que se possa explicar como aprenderam. No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 5% da população têm algum tipo de superdotação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), se forem considerados os mais de 47 milhões de alunos da educação básica (Censo Escolar, Inep 2020) cerca de 2,3 milhões de estudantes devem compor esse grupo.

O índice de identificação desse segmento ainda é baixo no Brasil, ou seja, acredita-se que existem muitos mais estudantes com altas habilidades ou superdotação do que o número geralmente revelado no Censo Escolar.  “Esse é o principal desafio para a área na Educação Especial: identificar precocemente esses estudantes e oferecer atendimento adequado, com serviços e recursos especializados”, informou em nota o MEC.

Teste

De acordo com os especialistas, o teste de quociente de inteligência (QI) é um dos meios que ajudam a identificar uma criança superdotada. O teste de QI é uma escala que ajuda a avaliar e comparar a habilidade de diferentes pessoas em algumas áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica, por exemplo. Crianças acima de 140 QI são superdotados e crianças acima de 180 QI são consideradas gênios.

Características de crianças superdotadas também podem ser percebidas no dia a dia.  Segundo informou o Ministério da Educação, as altas habilidades ou superdotação são evidenciadas em qualquer lugar, mas, no caso dos estudantes que apresentam características na escola, são consideradas suas habilidades acima da média. O processo de identificação geralmente é feito pela escola, contando com a participação dos técnicos da educação especial.

Política pública

No ano passado, o governo federal lançou a nova Política Nacional de Educação Especial para ampliar o atendimento educacional especializado a mais de 1,3 milhão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 

Por meio da PNEE, os sistemas de ensino estaduais e municipais poderão receber apoio para instalar salas de recursos multifuncionais ou específicas, dar cursos de formação inicial ou continuada de professores, melhorar a acessibilidade arquitetônica e pedagógica nas escolas, e ainda criar ou aprimorar centros de Serviço de Atendimento Educacional Especializado. A adesão de estados e municípios é voluntária.


 

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