• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dia Mundial do Diabetes: especialistas explicam o que é a doença, tipos, causas e tratamentos
Saúde

Dia Mundial do Diabetes: especialistas explicam o que é a doença, tipos, causas e tratamentos

O diabetes é caracterizado pelo desequilíbrio da glicose no sangue e afeta todas as faixas etárias

Por Celine Passos
Ás

Dia Mundial do Diabetes: especialistas explicam o que é a doença, tipos, causas e tratamentos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes surge como um apelo global para lidar com a iminente ameaça à saúde, conforme projetam as estimativas da Federação Internacional do Diabetes 642 milhões de pessoas afetadas pela doença até 2040. Desde sua instituição em 1991, respaldada pela ONU desde 2006, o Dia Mundial do Diabetes reconhece o diabetes como uma doença crônica de alto custo mundial. Esse cenário global demanda esforços coordenados para combater a pandemia do século XXI. 

O diabetes, caracterizado pelo desequilíbrio da glicose no sangue, afeta todas as faixas etárias, demandando uma abordagem abrangente na prevenção e no tratamento. Sintomas como fome e sede constantes, vontade frequente de urinar, fraqueza e cansaço servem como alertas, como destaca o médico endocrinologista, e Diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Bahia, Dr. Joaquim Custódio Jr. “O diabetes é uma condição complexa que envolve disfunções na produção de insulina e na resposta do organismo a ela. Compreender os diferentes tipos da doença é fundamental para um manejo adequado”.

Caracterizado pelo desequilíbrio da glicose no sangue, o diabetes afeta todas as faixas etárias, demandando uma abordagem abrangente na prevenção e no tratamento. Sintomas como fome e sede constantes, vontade frequente de urinar, fraqueza e cansaço servem como alertas.

A médica endocrinologista Alina Feitosa, especialista em Clínica Médica e Endocrinologia, traz uma perspectiva elucidativa, enfatizando a diversidade de tipos de diabetes. Dra. Alina destaca os fatores de risco do diabetes tipo 2. "Considerando-se o diabetes mais comum, que indubtavelmente é responsável por 85% dos casos de diabetes diagnosticados, os fatores de risco mais comuns para o tipo 2 são idade e peso. Então, o indivíduo, quanto mais velho, com sobrepeso e obesidade e tendo na sua família história parental de diabetes, maior é o risco. Se o indivíduo também tem hipertensão, elipidemia, e uma alimentação com ultraprocessados, também aumenta o risco". 

Especialistas também destacam a necessidade de atenção à infância, dado o aumento da obesidade infantil. No Brasil, sexto país em incidência de diabetes no mundo, mais de 15 milhões de adultos enfrentam a doença, com projeções alarmantes para 23 milhões até 2045.

Quanto ao controle glicêmico, Dra. Alina Feitosa estabelece metas específicas para "glicemia de jejum e pós-prandial". Ela destaca que a "terapia nutricional, perda de peso e atividade física" são cruciais para o tratamento, e diversas medicações estão disponíveis, tanto orais quanto injetáveis.

Em meio a campanhas de divulgação e sensibilização, o Dia Mundial do Diabetes ressalta a urgência de medidas preventivas, mudanças de hábitos e avanços na pesquisa médica, como ressalta o Dr. Joaquim Custódio Jr. “O Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do manejo eficaz do diabetes. A colaboração de todos é fundamental para enfrentar essa crescente epidemia”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.