• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dia Mundial do Refugiado: ONU alerta para segurança de deslocados no mundo
Mundo

Dia Mundial do Refugiado: ONU alerta para segurança de deslocados no mundo

Data é celebrada nesta segunda-feira (20)

Por Da Redação
Ás

Dia Mundial do Refugiado: ONU alerta para segurança de deslocados no mundo

Foto: UNHCR/Antonia Vadala

No Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta segunda-feira (20), a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) lançou um relatório que mostra a situação dos refugiados no mundo. De acordo com o levantamento, os deslocados por guerra, violência, perseguição e abusos de direitos humanos eram de 89,3 milhões até o final de 2021. O valor é 8% maior em comparação ao ano anterior e bem mais que o dobro de 10 anos atrás. 

De acordo com  o Acnur, a invasão russa da Ucrânia causou uma das maiores crises de deslocamento desde a Segunda Guerra Mundial, na Europa. Além disso, outras emergências, da África ao Afeganistão, empurraram o número para o marco dramático de 100 milhões.

Com isso, o órgão reforça que todas as pessoas têm direito a buscar segurança, independentemente de quem sejam, de onde venham e sempre que são forçadas a fugir. Com o foco na segurança dos refugiados, o escritório da ONU destaca cinco pilares fundamentais para proteger a integridade dessas pessoas.

O Acnur afirma, ainda, que os refugiados não devem ser obrigados a retornar aos países em que tenham sua liberdade ameaçada. Para a agência, nenhum país deve enviar pessoas de volta sem avaliar os perigos aos quais podem estar expostas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.