• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Diário Oficial da Bahia celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia com edição especial
Bahia

Diário Oficial da Bahia celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia com edição especial

Textos inéditos destacam a importância histórica da luta pela independência

Por Da Redação
Ás

Diário Oficial da Bahia celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia com edição especial

Foto: Reprodução

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o Diário Oficial do Estado foi publicado neste domingo (2) em uma edição especial, contendo sete artigos inéditos que abordam a relevância histórica e bicentenária dessa luta pela independência. Essa publicação extraordinária faz parte do Plano de Ações do Governo do Estado da Bahia para celebrar o bicentenário e tem início com um texto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguido pelo governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de cultura Bruno Monteiro, a secretária de educação Adélia Pinheiro, o secretário de justiça e direitos humanos Felipe Freitas, e encerra com textos do presidente da Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques, e da mestre em História pela UFRB, Tamires Costa. 

Sob o título "A importância do Dois de Julho de 1823 para a Independência do Brasil", o presidente Lula reafirma a necessidade de resgatar esse dia histórico como uma data nacional. "É uma data que deveria ser mais conhecida e celebrada em todo o país, devido ao inegável significado histórico na construção do Brasil como uma nação soberana. E deve ser sempre lembrada também porque é resultado da mobilização popular, de uma luta contínua", ressalta o presidente. Ele participará, na manhã deste domingo (2), das celebrações pelo bicentenário, percorrendo o tradicional cortejo do 2 de Julho até o Pelourinho.

No seu texto, o governador Jerônimo Rodrigues reforça a expressiva participação popular nas lutas por igualdade, justiça e liberdade, e destaca a importância de preservar a história e a memória da Independência do Brasil na Bahia como forma de reafirmar a democracia no país. "Com otimismo, esperamos que este Diário possa contribuir para afirmar, ou mesmo fazer germinar, as bases cognitivas e afetivas de um sentimento de nação que tenha o povo em seu centro", destaca o governador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.