Dino responde questionamentos sobre imagens do 8 de janeiro durante sabatina no Senado
Indicado ao STF, ministro da Justiça afima que material foi entregue à CPI
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O Ministro da Justiça e indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, prestou esclarecimentos nesta quarta-feira (13) durante a sabatina no Senado sobre a divulgação das imagens das câmeras de segurança do ministério em 8 de janeiro.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) questionou a ausência de apresentação de todos os vídeos em posse do Ministério da Justiça durante a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) dos atos golpistas. Marinho destacou que, das mais de 200 câmeras, apenas quatro foram disponibilizadas e questionou a postura do Ministro.
Flávio Dino rebateu, afirmando que os registros foram entregues à CPI e que "sobram imagens" sobre o incidente de 8 de janeiro. Ele explicou que um contrato de 2018 regula o funcionamento das câmeras, e as imagens externas foram totalmente entregues, totalizando aproximadamente 160 horas de filmagem.
Durante a sabatina, que ocorre no Senado Federal, os indicados de Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino e Gonet, apresentaram suas carreiras e discutiram suas atuações pretendidas no STF e na PGR. As perguntas, divididas em blocos, abordaram diversos temas, incluindo a atuação do Ministro durante o 8 de janeiro.
Após a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), as indicações seguirão para o plenário do Senado, onde serão avaliadas pelos 81 senadores. Para aprovação na CCJ, são necessários os votos da maioria do colegiado, e no plenário, os indicados precisam receber pelo menos 41 votos favoráveis para oficializar as nomeações, com votos realizados de forma secreta.