Política

Dino será sabatinado na CCJ no dia 13 de dezembro

Então ministro da Justiça foi indicado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Da Redação
Ás

Dino será sabatinado na CCJ no dia 13 de dezembro

Foto: Agência Brasil

A sabatina de Flávio Dino, indicado para assumir uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), foi marcada para o dia 13 de dezembro pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O senador Weverton Rocha (PDT-MA) será o relator da indicação. Vaga na Suprema Corte surgiu após aposentadoria de Rosa Weber.

Após a indicação do presidente Lula, Dino deve passar por sabatina na CCJ e, caso aprovado, o plenário da Casa deve votar o parecer do relator. O indicado precisa do aval de pelo menos 41 dos 81 senadores para entrar na Corte. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, afirmou que haverá um esforço entre os dias 12 e 15 de dezembro para analisar o nome indicado por Lula.

Caso assuma a cadeira do STF, Lula deve indicar outro nome para o Ministério da Justiça. Uma das especulações é que a atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, assuma a pasta.

Ao enviar o nome agora, o governo tenta garantir que o Senado avalie o candidato ao cargo ainda antes do recesso do Legislativo. Caso isso não aconteça, a aprovação e a posse das novas autoridades devem ficar para fevereiro ou março de 2024.

A indicação do maranhense foi repercutida por diversos políticos nesta segunda e elogiada por membros da Suprema Corte. O ministro Gilmar Mendes afirmou receber o nome com “imensa alegria”.

Apesar dos elogios, membros da oposição criticaram a decisão do presidente. O Novo iniciou um abaixo-assinado contra a presença de Dino no STF e Eduardo Ribeiro, presidente do partido, chegou a caracterizar a indicação como “pior possível”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.