• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Dois terços dos reajustes salariais em outubro ficam acima da inflação, aponta Fipe
Economia

Dois terços dos reajustes salariais em outubro ficam acima da inflação, aponta Fipe

Alteração média no período foi de 8,1%, ante 7,2% do INPC acumulado nos últimos 12 meses

Por Da Redação
Ás

Dois terços dos reajustes salariais em outubro ficam acima da inflação, aponta Fipe

Foto: Divulgação/Agência Brasil

No Brasil, dois terços dos reajustes salariais negociados em outubro ficaram acima da média da inflação, como mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em seu boletim Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas, divulgado mensalmente.

Conforme o relatório, a alteração média no período foi de 8,1%, ante 7,2% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses. O piso salarial médio em outubro foi de R$ 1.518. O levantamento observou 283 negociações salariais que tiveram correção.

Como destacou a fundação, há uma tendência de reajustes acima da média do INPC de 2021 para 2022. “O primeiro fator é a queda da inflação. Quando a inflação está na casa dos 10%, 12%, como chegou a ficar, a empresa não consegue repor a inflação, porque a demanda não é muito forte. Inflação alta dificilmente é resposta. Quando a inflação cai para a faixa dos 6% ou 7%, ela cria algum espaço para repor e ainda dar um pouco a mais”, explica Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenador do Salariômetro da Fipe, em entrevista ao Metrópoles.

“O segundo fator é que o mercado de trabalho está mais ativo nos últimos meses. Isso favorece a negociação do lado do trabalhador. Acaba dando um pouco mais de poder de barganha para ele”, completa Zylberstajn.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário