Dólar tem diminuição e chega a R$ 5,54, na contramão do exterior e com as tensões após IOF
Mercado está atento a resposta do Brasil à ameaça de Donald Trump

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O dólar encerrou em queda ante o real em R$ 5,54 nesta quinta-feira (17), indo de encontro ao avanço da moeda estadunidense no exterior e apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter restaurado o decreto do governo que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“A virada não teve um gatilho específico, mas refletiu o aumento do apetite por risco, com melhora no desempenho das bolsas de Nova York e desaceleração da alta do dólar frente a outras moedas globais”, afirmou Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
O que aconteceu com dólar hoje?
O dólar fechou com leve alta na quarta-feira (16), a divisa americana iniciou com valorização antes a divisa brasileira, com repercussão da decisão do ministro Alexandre de Moraes do STF, de reaver a vigência da grande parte do decreto do governo sobre o IOF, com as recentes tensões comerciais e mais dados econômicos na esfera pública.
O mercado está atento à resposta do Brasil à ameaça de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1° de agosto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento que será transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, em resposta direta a Trump.