Donald Trump assistirá lançamento do primeiro voo tripulado da SpaceX
Decolagem deve acontecer na quarta (27)
Foto: Bill Ingalls/NASA via AP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistirá na próxima quarta-feira (27), ao lançamento de uma nave SpaceX com dois astronautas da NASA. A Casa Branca informou no último sábado (23), que o acontecimento marcará o primeiro voo espacial tripulado a decolar dos Estados Unidos em nove anos. A decolagem está marcada para quarta-feira às 16h33, horário local (17h33 de Brasília), do Centro Espacial Kennedy.
"Nosso destino, além da Terra, não é apenas uma questão de identidade nacional, mas também de segurança nacional", afirmou o presidente dos EUA em comunicado, no qual anuncia sua presença no local de lançamento da nave.
A nave, que é um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, fundada na Califórnia por Elon Musk, transportará a capsula Crew Dragon, desenvolvida pela empresa para a NASA, com a qual assinou contratos de US$ 3 bilhões desde a última década. Os astronautas, Doug Hurley e Bob Behnken, chegarão à Estação Espacial Internacional (ISS) às 19h após o lançamento e permanecerão nela por vários meses.
Segundo previsões publicadas ontem (23) pela base militar de Cabo Canaveral, as condições climáticas podem ser adversas no dia do lançamento e a probabilidade de adiamento é de 60%. Será a primeira vez que astronautas americanos decolam dos EUA desde o fim das viagens espaciais em 2011, após 30 anos de serviço.