• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Durante festival em Paris, Lula diz que países ricos devem financiar preservação de florestas

Durante festival em Paris, Lula diz que países ricos devem financiar preservação de florestas

Presidente disse que fará 'todo e qualquer esforço' para manter Amazônia 'em pé'

Por Da Redação
Ás

Durante festival em Paris, Lula diz que países ricos devem financiar preservação de florestas

Foto: TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os países ricos possuem uma "dívida histórica" e precisam financiar a preservação de florestas, como a Amazônia. A declaração foi dada no evento "Power Our Planet", no Campo de Marte, em Paris, nesta quinta-feira (22). 

Lula disse que "não foi o povo africano que poluiu o mundo, não é o povo latino-americano que poluiu o mundo" e que, na verdade, "poluiu o planeta nestes últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra". 

O mandatário brasileiro recebeu um convite da banda Coldplay para participar do evento, que reúne apresentações musicais e discursos de líderes mundiais. Durante o discurso, Lula ressaltou o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, e disse que fará "todo e qualquer esforço" para "manter a floresta em pé".

"A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade. E, por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé".

O presidente também convidou o público a viajar ao Brasil em 2025, quando Belém (PA) receberá a conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP 30. "E queria terminar convidando vocês – que ouvem falar da Amazônia todo o dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo – para comparecer ao Brasil. Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios", afirmou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário