Zanin toma posse como ministro no dia 3 de agosto, diz STF
Advogado vai herdar 530 processos no Supremo
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O advogado Cristiano Zanin será empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 3 de agosto. O anúncio foi nesta quinta-feira (22) após encontro de Zanin com a presidente da Corte, ministra Rosa Weber.
"Ficou definido que a posse será no dia 3 de agosto. Depois do encontro, eles se reuniram com os demais ministros da Corte antes da retomada da sessão. Zanin também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete", diz nota divulgada pelo STF.
O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi aprovado em sabatina do Senado Federal na última quarta (21). Cristiano Zanin defendeu o mandatário brasileiro em processos da Operação Lava Jato e durante a campanha eleitoral de 2022. Aos 47 anos e considerando as atuais regras para aposentadoria na Corte, ele poderá permanecer como ministro por 28 anos.
O futuro ministro ficará com a 11ª cadeira do STF e vai herdar 530 processos do gabinete de Lewandowski. A maioria trata de temas de Direito Administrativo e Direito Público, além de casos tributários.
Na Corte, Zanin deve integrar a Primeira Turma, vaga aberta após a transferência do ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma do STF com a saída de Lewandowski.
Na cerimônia de posse, Zanin vai ser conduzido ao plenário do tribunal por dois ministros. Ele vai ler o compromisso de cumprir os deveres do cargo e a Constituição e é declarado empossado por Rosa. O presidente da República deve participar do evento.