Economia

E-commerce bate recorde em 2022 e fatura R$ 262 bilhões no Brasil

O número de consumidores online aumentou em 24%, chegando à marca de 108,9 milhões

Por Da Redação
Ás

E-commerce bate recorde em 2022 e fatura R$ 262 bilhões no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com o levantamento da NielsenIQEbit, em 2022, o e-commerce atingiu um recorde no Brasil ao faturar R$ 262 bilhões. Além disso, o número de consumidores online aumentou em 24%, chegando à marca de 108,9 milhões. 

A pesquisa aponta que categorias de rotina como “alimentos e bebidas”, “saúde” e “perfumaria e cosméticos” foram as que mais impulsionaram a geração de pedidos. Para Anderson Vera Fernandes, Country Manager da Geopagos no Brasil, a ampla adoção dos recursos digitais para o consumo também é uma grande oportunidade para as empresas de finanças continuarem fomentando a democratização do setor.

Tratando-se dos meios de pagamento, o último balanço do setor realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostrou que o uso de aplicativos e carteiras digitais, entre outros meios eletrônicos pela internet, cresceu cerca de 23% em 2022. 

Além disso, a digitalização da economia também tem se estendido para os comércios físicos. Os pagamentos por aproximação já estão entre as preferências dos brasileiros, sendo adotados em 40% das compras presenciais.

O levantamento também revela que a variação do valor total transacionado em cidades do interior foi maior do que nas capitais, tendo um aumento de 26,1% e 21,2%, respectivamente. De acordo com a Abecs, a expansão reflete o crescimento do setor de pagamentos e do maior acesso da população não residente dos grandes centros aos recursos digitais.

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