"É um basta de coragem”, diz Jerônimo Rodrigues sobre o fim do uso da "pistola de água" no carnaval
Decreto foi assinado pelo governador nesta segunda-feira (29)
Foto: Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou o decreto de proibição do uso de “pistolas de água” durante a folia nesta segunda-feira (29).
“Pode parecer aquilo que os que naturalizam atos como este, é uma brincadeirinha, é assim que fala. É uma brincadeirinha, não ajuda ninguém. Mas nós não precisamos desse tipo de comportamento em lugar nenhum. Muito mesmo no Carnaval. A decisão está tomada”, afirmou o governador.
No evento, o governador citou blocos que tradicionalmente utilizam da ferramenta durante o circuito, mas concluiu que é um “basta de coragem”, na prática. “Nós temos aqui as Muquiranas, nós temos em Feira de Santana Santana, o Lá vem elas. É natural, é tradicional esse tipo de bloco. Mas nós estamos dando um basta hoje, com todo o respeito, é um basta de coragem”.
Além disso, o governador afirmou que o assunto deve ser tratado também dentro das salas de aula da rede pública e particular para que não haja reprodução das “brincadeiras”.
“Se as nossas crianças aprendem que a gente pode levar outro tipo de equipamento para o nosso carnaval, elas começam a trabalhar e as próximas gerações aprenderão isso”, concluiu.