Governo assina decreto que proíbe pistolas de água no carnaval

Vereadora Marta Rodrigues comemorou decisão

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Governo assina decreto que proíbe pistolas de água no carnaval

Foto: Divulgação/CMS

O uso de “pistolas de água” durante o Carnaval de Salvador está proibido. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou o decreto que veta o uso dos objetos na festa de Momo nesta segunda-feira (29), no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

A vereadora e presidente da comissão do direito das mulheres, Marta Rodrigues (PT), afirma que a medida é essencial para o bem-estar das mulheres.  “Eu acho que é assim que a gente precisa fazer com que as coisas aconteçam porque carnaval não combina com o machismo nem com misoginia. E as mulheres nas ruas querem se divertir, nós queremos brincar”, disse. 

Na ocasião, a vereadora ressaltou a importância da ação em conjunto para garantir a segurança da população durante a folia.

“E na Alba tem um passo importante já neste carnaval a gente está na rua e pode contar também com o nosso olhar, com a nossa vigilância.  Não tem outro caminho a não ser esse, a gente ampliar o nosso olhar e dizer também que cada secretaria tem um papel importante, como nós já vimos aqui com o SSP, a delegada Heloísa, ela também tem esse especial olhar também”, concluiu. 

Com a determinação, as pessoas com “pistolas de água” serão orientadas a entregar os artefatos nos portais de abordagem ou nos locais indicados pela SPM para que possam permanecer nos circuitos oficiais do carnaval e festas de rua. 

O decreto determina também que blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar meios de impedir a utilização das “pistolas de água” por seus foliões ou associados, por meio de campanhas educativas e adoção de penalidades.

No carnaval deste ano haverá uma atuação conjunta com os blocos muquiranas, ilê ayê, gandhi e olodum. Com o “laço branco – campanha de prevenção as forma de violência contra as mulheres” em que será realizada conscientização e a distribuição de fitas: “oxe, eu respeito as mulheres. Folia não combina com Misoginia”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário