Economia da China cresce 4,9% no terceiro trimestre, diz pesquisa
País pode atingir a meta de crescimento anual de 5%
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), divulgados nesta quarta-feira (18), apontam que a economia da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse número superou as expectativas de crescimento de 4,4% de uma pesquisa da Reuters com economistas, e sugere que a meta anual de crescimento de Pequim é atingível.
“A meta de crescimento de [cerca de] 5% deverá ser alcançada”, disse Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management em Hong Kong, em uma nota de pesquisa.
Em uma base trimestral, a economia chinesa cresceu 1,3% no período de julho a setembro, superando o crescimento de 0,8% nos três meses anteriores. Nos primeiros nove meses de 2023, a economia do país registrou um crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior.
Os gastos dos consumidores foram um dos pontos positivos durante o período de julho a setembro, conforme apontam os dados do DNE. No entanto, o setor imobiliário, que representa cerca de 30% da economia do país, continua sendo um obstáculo. O investimento imobiliário caiu 9,1% nos primeiros nove meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o DNE.