El Niño começou a perder força no Brasil, indica especialistas
Avaliação mais recente diz que temperatura está 0,4°C mais baixa do que os valores registrados no final do ano passado
Foto: Reprodução/Pexels
O fenômeno El Niño começou a perder força, segundo uma análise que detecta a temperatura da superfície do mar realizada pela MetSul Meteorologia. A análise foi realizada na região 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste. É lá que os especialistas costumam medir a temperatura das águas e constatam a força e presença do El Niño.
Os pesquisadores afirmam que a avaliação mais recente confirmou a temperatura de +1,7°C, índice 0,4°C mais baixo do que os valores registrados na mesma região em novembro do ano passado.
O departamento National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos, também apontou que o evento climático deve perder força gradualmente, com um cenário que caminha para a neutralidade, sem fortes influências do El Niño e La Niña no segundo trimestre do ano.
O Inmet também indica que a fase neutra é quando não se tem nenhum evento do El Niño nem do La Niña, e são mantidas as condições comuns às estações. Primavera e verão são as mais quentes, e provocam mais chuvas.