Eleição para decidir nova Mesa Diretora da Câmara será feita neste sábado
Até o momento três deputados disputam à presidência da Casa: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem
Foto: Depositphotos
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os outros cargos da Mesa Diretora ocorre neste sábado (1º). O mandato tem duração de dois anos e, para ser eleito, o candidato necessita de maioria total dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.
O começo da primeira sessão preparatória, cujo será escolhido o presidente, começará às 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Segundo o cronograma, o período para legalização dos blocos parlamentares encerra às 9 horas do dia 1º. Depois, às 11 horas, terá reunião de líderes para a seleção dos cargos da Mesa Diretora. Já o período para o registro das candidaturas termina às 13h30 do sábado.
A eleição será feita de forma presencial, com urnas colocadas no Salão Verde e no Plenário.
A sessão conjunta do Congresso Nacional que abre a nova sessão legislativa que começará na segunda-feira (3), às 15 horas.
Blocos
Os blocos parlamentares, de que o intuito é ampliar a representatividade na composição dos componentes da Casa, são constituídos no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e contribuem para a arrumação das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.
Já para a eleição da Mesa Diretora, que é realizada de dois anos em dois anos, podem ser constituídos por novos blocos para formação dos cargos pelos partidos.
Candidatos
Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) são, até o momento, os três deputados que se apresentaram oficialmente como candidatos à presidência da Câmara.