Eleições

Eleições 2022: Brasil multiplica candidaturas de indígenas, negras e pessoas transsexuais

O número de candidatos indígenas alcançou um recorde, com 178 pretendentes a cargos legislativos

Por Da Redação
Ás

Eleições 2022: Brasil multiplica candidaturas de indígenas, negras e pessoas transsexuais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta eleição geral brasileira, o número de candidatos indígenas alcançou um recorde, com 178 pretendentes a cargos legislativos, o que representa 0,63% do número total.

A iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) promove candidatos a deputado federal em 12 estados e a deputado estadual em 15 unidades da federação na conta Instagram Campanha Indígena 2022, plataforma preferida dos novos candidatos das chamadas "minorias" brasileiras, que facilita o formato de "lives". O manifesto pode ser lido em sua integralidade, clicando aqui.

Vozes negras, femininas, periféricas e trans 

O coletivo Mulheres Negras Decidem foi criado para promover a agenda liderada por mulheres negras na política institucional, "fortalecendo a democracia brasileira e usando como estratégia a superação da falta representatividade de mulheres negras nas instâncias de poder".

Em São Paulo, a campanha do #VotoAntirracista foi criada para "fomentar a candidatura de pessoas pretas", apresentando um rol de propostas de diversos candidatos. A campanha explica quais os papéis dos cargos públicos e realiza lives com candidatos negros, a maioria mulheres, para que as propostas sejam compartilhadas e o debate sobre representatividade no poder público alcance a população.

Outra iniciativa importante é a Quilombo nos Parlamentos, da Coalizão Negra por Direitos, que promove pessoas ligadas ao movimento negro candidatas a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em 2022, em todas as regiões do país. 

Para homenagear as candidatas trans e travestis, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) mapeou 79 candidaturas trans no país, no aniversário de 30 anos do Movimento Trans no Brasil. A proposta é valorizar essas candidaturas e "refletir sobre candidaturas que são lançadas propositalmente precarizadas pelos partidos". Para ter acesso a todas as candidaturas trans e travestis, além de conhecer o Manifesto pela TransPolítica, clique aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.