Eleições 2022: problema com filas será resolvido no segundo turno pelo TSE, afirma Moraes
A declaração foi feita nessa terça-feira (4), durante a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, defendeu as urnas eletrônicas, nessa terça-feira (4), e ressaltou que a Justiça Eleitoral está trabalhando para que não haja filas no segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro.
"Não há eleição tão segura, tão confiável, tão auditável e com uma apuração tão rápida quanto as eleições brasileiras", afirmou Moraes, durante a sessão plenária do TSE.
Como explicou o ministro, na véspera do pleito, ele recebeu um documento preliminar da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que, de acordo com ele, reiterou a “total confiança, transparência e auditabilidade das urnas eletrônicas”.
Moraes destacou ainda que o TSE está trabalhando em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para verificar o motivo da formação de filas em alguns locais, para que "o eleitor tenha uma votação mais confortável".
Segundo ele, a tendência, no segundo turno, é que o eleitor vote mais rápido, já que em alguns Estados só haverá eleição para presidente. No primeiro turno, os eleitores tiveram que escolher também um deputado federal, estadual, senador e governador.