Eleições 2024: duzentos promotores eleitorais fiscalizarão a votação no domingo (6)
Segundo o MP-BA, serão 180 profissionais no interior e 19 na capital baiana
Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que 200 promotores irão fiscalizar as eleições nas zonas eleitorais do estado neste domingo (6), sendo 180 no interior e 19 na capital. A Bahia tem 11.283.507 candidatos, dos quais 52% são mulheres e 48% homens, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Até quinta-feira (3), o MP recebeu 2.228 notícias de fatos sobre supostas irregularidades, como assédio eleitoral, violência política de gênero, abuso de poder político ou econômico, corrupção eleitoral e propaganda irregular.
Os promotores de Justiça eleitorais deram encaminhamento a 1.191 desses casos, resultando em 487 procedimentos, que incluem denúncias criminais, ações, recomendações, investigações próprias e pedidos de instauração de inquéritos policiais para apurar os fatos, prevenir e corrigir irregularidades.
Outras 704 notícias de fato foram arquivadas por falta de elementos suficientes para iniciar ou continuar uma investigação, ou por já haver procedimentos em andamento sobre o mesmo tema. As demais ainda estão em análise.
Desde o dia 6 de agosto, o MP deu início a uma série de alertas aos candidatos às eleições para que ficassem atentos às proibições impostas pela legislação, sobretudo aos agentes públicos, no sentido de evitar favorecimento de candidaturas na disputa eleitoral.