Eleições 2024: votação do primeiro turno vai contar com 200 promotores eleitorais na Bahia
Segundo o MP-BA, serão 180 profissionais pelo interior do estado e 19 na capital
Foto: Reprodução
Duzentos promotores de Justiça eleitorais serão responsáveis pela fiscalização das votações nas zonas eleitorais da Bahia no próximo domingo (6). Serão 180 profissionais espalhados pelo interior e 19 na capital baiana. Na Bahia, 33.229 candidatos concorrem aos cargos de vereador e prefeito, sendo que a grande maioria (32.877) disputa vaga nas Câmaras de Vereadores.
O estado conta com 11.283.507 eleitores. Desse total, 52% são mulheres e 48% homens, segundo o ‘Guia das Eleições 2024’, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu, até o dia 3 de outubro, 2.228 notícias de fato sobre supostas irregularidades, como assédio eleitoral, violência política de gênero, abuso de poder político ou econômico, corrupção eleitoral e propaganda irregular.
Os promotores de Justiça eleitorais deram andamento a 1.191 desses casos, que totalizaram 487 procedimentos, entre denúncias criminais, ações, recomendações, investigações próprias e requerimentos de instauração de inquéritos policiais para apuração dos fatos, prevenção e saneamento de irregularidades.
Outras 704 notícias de fato foram arquivadas em razão da falta de elementos básicos para abertura ou continuidade da investigação ou por haver procedimentos em curso sobre o mesmo objeto. As demais notícias ainda estão em andamento.