Eleições: Confira as informações mais importantes que você precisa saber antes de votar
Mais de 150 milhões de eleitores e eleitoras vão as urnas neste domingo (2)
Foto: Agência Brasil
O dia 2 de outubro chegou, e mais de 156 eleitores e eleitoras vão as urnas para exercer o seu direito de voto, nas Eleições de 2022. Serão também quase 1,8 milhão de mesários e messias e mais de 29,2 mil candidatos e candidatas. Confira abaixo as informações mais importantes que você precisa saber para votar com tranquilidade.
Documentos
Para votar, você precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor, mas você deve apresentar um dos documentos aceitos como carteira de identidade, carteira de habilitação, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
e-Título
Também é possível votar utilizando como documento o aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral chamado e-Título.
O aplicativo pode ser baixado nas plataformas digitais IOS ou Android, e a emissão não será possível nos dias da votação, é necessário baixar antes do dia 02 de outubro. Caso você já tenha o app, verifique se está tudo certo e se ele foi atualizado recentemente.
Ordem de votação
Este ano, você vai votar nos seguintes cargos nesta ordem: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
E atenção, caso você queira, pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é inválido se o eleitor votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.
Onde votar
Uma outra dica importante, é conferir a sua seção de votação ainda hoje para não ir ao local errado. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo do e-Título, pelo portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no Whatsapp.
Voto com biometria
Quem estiver com o cadastro regular, ainda que não tenha coletado os dados biométrico, poderá votar normalmente e sem dificuldade nas eleições de 2022.
Acessibilidade
Os eleitores portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, podem contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora de votar, mesmo que não tenha sido solicitado antecipadamente à juíza eleitoral.
Celular
Esse ano, após entregar o documento de identificação com foto, você terá que deixar o seu aparelho celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação portando celular ou máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação.
Como justificar
Se no dia da eleição você estiver fora do seu município, deve justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição, deve ser feita dentro do horário de votação e pode ser solicitada através do aplicativo do e-Título.
Se o eleitor não conseguir justificar o voto no dia da eleição, ainda será possível justificar até 60 dias após cada turno da votação.