• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Eleições em Salvador: ‘EJA tem que ser integrado às creches’, diz Victor Marinho
Podcasts

Eleições em Salvador: ‘EJA tem que ser integrado às creches’, diz Victor Marinho

Político foi o entrevistado desta terça do podcast ‘O Lado B da Bahia’, do FB Comunicação

Por Laiz Menezes
Ás

Atualizado
Eleições em Salvador: ‘EJA tem que ser integrado às creches’, diz Victor Marinho

Foto: Reprodução

O candidato à prefeitura de Salvador Victor Marinho, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), quer criar centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrados à educação infantil. O político foi o entrevistado desta terça-feira (30) do podcast “O Lado B da Bahia”, do FB Comunicação. 

Marinho comentou uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou Salvador na 13ª posição na taxa de analfabetismo entre as capitais do Brasil. O político afirmou que, se eleito, a alfabetização de jovens e adultos será uma prioridade do seu governo. 

“A educação de jovens e adultos, famosa EJA, tem que ser tratada com seriedade e respeito, mas o que a prefeitura fez no último período foi fechar escolas de EJA, aí teve que vir o Ministério Público para obrigar a prefeitura a reabrir essas escolas”, disse. 

Na declaração, Marinho comentava um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)firmado no dia 31 de maio de 2023 entre a prefeitura de Salvador e o Ministério Público estadual para garantir o direito de jovens e adolescentes à educação no âmbito municipal, com estratégias para o acesso, permanência e sucesso dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na época, o promotor de Justiça Valmiro Santos Macêdo, que propôs o acordo, considerou um inquérito civil que apurou denúncias de fechamento irregular de 44 unidades de ensino do EJA na capital baiana. 

“Quem sofre com o analfabetismo são os trabalhadores. Nós achamos que é possível zerar o analfabetismo, porque já foram feitas várias experiências em outros países, Cuba por exemplo é um exemplo. Vamos investir os recursos necessários, vamos preservar todas as turmas e ampliar, porque há demanda, vamos contratar professores qualificados, vamos garantir toda a estrutura para ter turma em todos os turnos”, prometeu o candidato. 

Segundo Marinho, a EJA tem que ser pensada de forma integradas às creches para que as mães possam estudar e deixar os filhos sob cuidados de educadores. “Nenhuma mãe vai abandonar seu filho, mesmo que seu sonho seja estudar, se alfabetizar, tirar o diploma do ensino médio. Há uma barreira aí. Então, temos que pensar no EJA de maneira coordenada com a educação infantil, com as creches, e isso vai ser uma prioridade nossa”, finalizou.

Entrevistas 

As entrevistas do FB Comunicação aos candidatos à prefeitura de Salvador são conduzidas pelos apresentadores Alessandra Roldan, Alan Dantas e Ane Catarine. Confira as próximas: Geraldo Júnior (MDB) na quarta-feira (31); Eslane Paixão (UP) na quinta (1º); Giovani Damico (PCB) na sexta (2); e Kleber Rosa (PSOL) na segunda (5).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário